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Mensagem por CPI Qua Jan 06, 2010 6:57 pm




De acordo com noticia hoje publicada neste orgão de comunicação social, 15 concelhos vão limitar a velocidade máxima a 30 km7hora nalgumas zonas da sua área.




De acordo
com o DN online, uma das medidas que as autarquias estão a começar a
implementar para reduzir o tráfego e os acidentes nas cidades é a
criação de "zonas 30". Em Lisboa já existe uma, no Bairro Azul e,
segundo a câmara, está a ser um sucesso.





O aumento
dos atropelamentos nas zonas urbanas e o congestionamento do tráfego já
levou 15 cidades e vilas portuguesas a começar a implementar um limite
de velocidade máximo de 30 km/hora em algumas vias ou bairros. A par de
Lisboa, que há cerca de um mês criou uma "zona 30" no Bairro Azul, o DN
apurou junto de fonte da Agência Portuguesa do Ambiente(APA) e de
planos de mobilidade das autarquias que Coimbra, Faro, Beja, Amarante,
Portimão, Arganil, Chaves, Loulé, Mirandela, Vendas Novas, Quarteira,
Golegã, Silves e Figueiró dos Vinhos vão seguir os passos da capital.





Apesar de
dezenas de autarquias estarem a equacionar impor "zonas 30", a Câmara
de Lisboa é a que tem o plano mais arrojado. Nos próximos quatro anos,
cerca de 20 bairros devem ver o limite de velocidade reduzido para 30
km/hora em alguns locais.





O vereador
da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva,
garantiu ao DN que já no próximo ano "'as zonas 30' vão começar a ser
criadas em bairros como Alvito, Madredeus, Boavista, S. Miguel,
Encarnação, Campo de Ourique, Alvalade e Benfica".





As "zonas
30" são assim designadas porque o método mais marcante de moderação
nestas áreas é a limitação de velocidade máxima a 30 km/hora, embora a
criação de zonas pedonais e de outros obstáculos à circulação automóvel
também sejam características deste "conceito".





Há um mês
foi criada a primeira "zona 30" no Bairro Azul, em Lisboa, uma
experiência que, segundo Nunes da Silva, "está a decorrer da melhor
forma". "Segundo informações que temos, os residentes [ver caixa] estão
bastante satisfeitos", acrescentou o vereador da Câmara de Lisboa.





Além de
pretender "cortar o tráfego de atravessamento nas zonas residenciais e
melhorar a qualidade de vida dos residentes", o vereador da CML explica
que "um dos objectivos desta moderação de tráfego é evitar
atropelamentos e salvaguardar idosos e crianças em zonas residenciais".





No entanto,
este limite de velocidade não se aplica a todo o território da cidade,
ficando a maioria das vezes confinado a zonas residenciais ou
escolares. De acordo com o Projecto de Mobilidade da APA, o número de
cidades que impõem esta "acalmia no tráfego" tende a aumentar, devendo
em breve ultrapassar as 15 localidades avançadas pelo DN.





Como
explicou Nunes da Silva, estas medidas "não ignoram os dados que têm
vindo a público de que os atropelamentos aumentaram e serão
fundamentais para inverter isso".





O DN
noticiou ontem que os atropelamentos mortais subiram 30% este ano em
relação a 2009, com 40 mortes nas cidades portugueses


Fonte: MCV

Na minha opinião, há muitos atropelamentos (além dos de andar rápido) porque:
- muita gente passa fora das passadeiras;
- não têm cuidado a atravessar;

Congestionamento de trânsito... como é que andar a 30km/h pode melhorar o congestionamento?

"V"
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