Entrar
Pub
Procurar
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
CPI | ||||
R_neves | ||||
João | ||||
rd_tiger | ||||
pedrofss | ||||
Bruno Monteiro | ||||
Tatauga | ||||
Paulo Girão | ||||
Pedro Marques | ||||
amreal |
[História] O conto dos pesados!
Página 1 de 1
[História] O conto dos pesados!
Está com umas palavras em brasileiro mas dá para ler bem
Um camião (português europeu) ou caminhão (português brasileiro) é um veículo terrestre para transporte de bens. Ao contrário de carros, onde é comum serem construídos em uma estrutura única (à excepção das minivans), a maioria dos caminhões são construídos sobre uma estrutura forte chamada de chassis. São contruídos em vários tamanhos, do tamanho de um automóvel pick-up com mala aberta ao tamanho de camiões pesados de auto-estrada com semi-atrelados.
História
Caminhões e carros têm um antepassado comum: o "fardier" movido a vapor de Nicolas-Joseph Cugnot construído em 1769. Contudo, caminhões a vapor não eram comuns até 1800. As estradas nesta altura eram construídas para cavalos e carruagens, limitando o movimento deste veículos, geralmente de uma fábrica até uma estação de comboio. O primeiro semi-atrelado surgiu em 1881, puxado por um trator a vapor Dion. Caminhões movidos a vapor foram vendidos na França e Estados Unidos até a véspera da Primeira Guerra Mundial, e o início da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido.
Combustão interna
O primeiro motor de combustão interna foi contruído em 1898 por Gottlieb Daimler. Outros, tais como Peugeot, Benz e Renault construíram os seus próprios. Geralmente são contruidos com motores de dois cilindros, com uma capacidade de carregar 1500 a 2000 kg. Em 1904, 700 caminhões pesados foram construídos nos Estados Unidos, 1000 em 1907, 6000 em 1910 e 25000 em 1914.
Após a Primeira Guerra Mundial, vários avanços foram feitos: pneus totalmente em borracha foram trocados por pneus pneumáticos, acionadores de partida elétricos, travões elétricos, motores de 6 cilindros e iluminação elétrica. A Ford e a Renault também entrou no mercado de camiões pesados.
Motores a diesel
Embora já inventados em 1890, os motores a diesel não foram comuns em caminhões na Europa até os anos 20. Nos Estados Unidos, demorou ainda mais para estes motores serem aceitos: motores a gasolina ainda eram usados em caminhões pesados até nos anos 70, enquanto na Europa tinham sido completamente substituídos vinte anos antes.
Fonte: Wikipédia
Um camião (português europeu) ou caminhão (português brasileiro) é um veículo terrestre para transporte de bens. Ao contrário de carros, onde é comum serem construídos em uma estrutura única (à excepção das minivans), a maioria dos caminhões são construídos sobre uma estrutura forte chamada de chassis. São contruídos em vários tamanhos, do tamanho de um automóvel pick-up com mala aberta ao tamanho de camiões pesados de auto-estrada com semi-atrelados.
História
Caminhões e carros têm um antepassado comum: o "fardier" movido a vapor de Nicolas-Joseph Cugnot construído em 1769. Contudo, caminhões a vapor não eram comuns até 1800. As estradas nesta altura eram construídas para cavalos e carruagens, limitando o movimento deste veículos, geralmente de uma fábrica até uma estação de comboio. O primeiro semi-atrelado surgiu em 1881, puxado por um trator a vapor Dion. Caminhões movidos a vapor foram vendidos na França e Estados Unidos até a véspera da Primeira Guerra Mundial, e o início da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido.
Combustão interna
O primeiro motor de combustão interna foi contruído em 1898 por Gottlieb Daimler. Outros, tais como Peugeot, Benz e Renault construíram os seus próprios. Geralmente são contruidos com motores de dois cilindros, com uma capacidade de carregar 1500 a 2000 kg. Em 1904, 700 caminhões pesados foram construídos nos Estados Unidos, 1000 em 1907, 6000 em 1910 e 25000 em 1914.
Após a Primeira Guerra Mundial, vários avanços foram feitos: pneus totalmente em borracha foram trocados por pneus pneumáticos, acionadores de partida elétricos, travões elétricos, motores de 6 cilindros e iluminação elétrica. A Ford e a Renault também entrou no mercado de camiões pesados.
Motores a diesel
Embora já inventados em 1890, os motores a diesel não foram comuns em caminhões na Europa até os anos 20. Nos Estados Unidos, demorou ainda mais para estes motores serem aceitos: motores a gasolina ainda eram usados em caminhões pesados até nos anos 70, enquanto na Europa tinham sido completamente substituídos vinte anos antes.
Fonte: Wikipédia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Out 14, 2014 1:21 pm por antonio joao
» [Jogo] Euro Truck Simulator!
Qua Out 16, 2013 7:38 pm por carlos 81
» Camiões a GPL???
Dom Jul 21, 2013 12:55 am por Orlando Branco
» [Vendo] Botas novas do exército holandês
Sex Mar 02, 2012 9:25 pm por CPI
» [Novidade] Scania série R
Ter Dez 06, 2011 2:26 pm por Paulo Girão
» O que é o ADR
Ter Ago 16, 2011 3:25 am por NMRN
» filtro de particulas
Sex Abr 15, 2011 6:39 pm por jose medeiros
» Tópico dos Parabéns!
Seg Dez 06, 2010 6:36 pm por CPI
» Formação profissional
Qui Nov 18, 2010 2:49 am por Luis Quinas